sábado, 27 de fevereiro de 2021

Quem toma remédio para colesterol precisa fazer dieta?


Áudio veiculado na Rádio Nova Aliança, a Voz da Arquidiocese de Brasília no dia 25 de fevereiro de 2021 como resposta a uma pergunta feita por uma ouvinte:

"Bom dia Ricardo, 
Bom dia queridos ouvintes da rádio nova aliança, 

Hoje vou esclarecer uma duvida de nossa querida ouvinte  Antônia Almeida de Taguatinga (DF) 
Ela pergunta: 
-Quem toma remédio para colesterol não precisa controlar a alimentação?

O colesterol é uma gordura que fica circulando no nosso sangue e acaba entupindo nossos vasos causando infartos ou derrames.

Uma parte dele vem das gorduras animais que a gente come, outra parte é gerada pelo nosso próprio corpo.

Para diminuir sua quantidade no sangue, normalmente a gente usa algum medicamento. 

Essa pergunta me fez lembrar outro dia quando um paciente contou que não fazia dieta porque já fazia uso do remédio para colesterol.

A força do medicamento é limitada e reduz apenas uma parte do colesterol.

Mas se além de usarmos o medicamento também somarmos o efeito de outros fatores como uma boa dieta e exercícios regulares para queimar essa gordura, a redução desse colesterol será mais expressiva.

Então fica a dica, aproveite que está tomando o remédio e faça dieta e exercícios, assim o resultado será mais eficaz.

Um abraço a todos e até a próxima semana
Me sigam nas redes sociais @lucimir no Instagram"

(Imagem original no blog da saúde )

domingo, 21 de fevereiro de 2021

Uma arritmia que forma coágulos no seu coração

Hoje quero falar pra vocês que o seu estresse pode causar uma arritmia que forma coágulos no seu coração.

Antes de mais nada saiba que arritmia é quando o ritmo do seu coração fica bagunçado e o coração deixa de ficar silencioso no seu peito e você passa a sentir uma palpitação. Existem vários tipos de arritmia e a FIBRILAÇÃO ATRIAL é uma delas. 

Essa arritmia ocorre quando uma parte do seu coração chamada ÁTRIO sofre uma desorganização elétrica e fica fibrilando, ou seja, deixa de bombear o sangue de forma correta. Assim acaba por criar coágulos no seu interior que podem se soltar e levar ao entupimento de vasos como os do cérebro causando um AVC, Acidente Vascular Cerebral que popularmente é conhecido como derrame.

A FIBRILAÇÃO ATRIAL está mais relacionada com alguns fatores como por exemplo o avançar da idade, excesso de bebida alcoólica e 
situações de estresse.

Essa fibrilação atrial é uma arritmia muito comum no nosso meio e curiosamente possui a tendência de ocorrer mais após os feriados.

Sempre que ela ocorre é necessário uma avaliação para reverter para o ritmo normal e pelo risco de formar coágulos, alguns pacientes precisam utilizar anticoagulantes diários, mas apenas  uma avaliação feita pelo seu médico de confiança pode determinar o seu uso.

Então fica a dica: na sua vida, procure sempre uma forma de abrandar seu estresse e nos feriados evite o exagero de bebidas alcoólicas.

Um abraço a todos e até a próxima semana
Me sigam nas redes sociais @lucimir no Instagram